A emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) permanece uma das principais formas de captação de recursos por empresas do agronegócio.
Até setembro de 2025, o estoque de CRAs somou R$ 167,6 bilhões, segundo o Ministério da Agricultura.
Um dos principais instrumentos jurídicos da estruturação de CRA é o “Termo de Securitização”.
Veja abaixo 5 pontos-chave sobre Termos de Securitização em operações de CRA:
1. O que é um ‘Termo de Securitização’ em Emissões de CRA? É um instrumento jurídico essencial para a emissão de CRA, por meio do qual a companhia securitizadora (que emitirá CRA para serem adquiridos por investidores) vincula a totalidade dos “Créditos do Agronegócio” aos CRA objeto da emissão.
Termo de Securitização é geralmente entitulado da seguinte forma: “Termo de Securitização de Direitos Creditórios do Agronegócio para Emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da [-]ª Emissão, [em Série Única], da [Securitizadora] Lastreados em Direitos Creditórios do Agronegócio Devidos pela [Empresa do Agro]”.
2. O Que São ‘Créditos do Agronegócio’ ou ‘Direitos Creditórios do Agronegócio’? São os créditos do agronegócio que servirão de lastro jurídico e financeiro para os CRA, podendo ser decorrentes de debêntures, CPRs financeiras, entre outros títulos, cuja identificação e características estão indicadas no Termo de Securitização.
3. Quais São os Instrumentos Jurídicos Principais de uma Operacão de CRA Descritos no Termo de Securitização? São (i) o Termo de Securitização, (ii) o instrumento de lastro dos Créditos do Agronegócio, como escritura de debênture, CPR financeira, etc., e (iii) os instrumentos de garantia atrelados à emissão, como contratos de alienação fiduciária de imóveis, de cessão fiduciária de direitos creditórios, entre outros conforme a natureza de cada emissão.
4. Quais São as Garantias Mais Utilizadas em Emissões de CRA? Para assegurar o pontual e integral pagamento das obrigações garantias, são geralmente constituídas garantias (i) pessoais, como aval e fiança de pessoas-chave relacionadas à devedora, (ii) de cessão fiduciária de direitos creditórios; e (ii) de alienação fiduciária de imóveis.
5. Como São Estruturadas Ofertas Públicas de CRA? Termos de Securitização em grande parte se referem a ofertas públicas de distribuição de CRA objeto de registro pela CVM por meio do rito automático de distribuição, nos termos da Resolução CVM 160. Estas ofertas são destinadas a investidores profissionais.
Os pontos acima são tratados em Termos de Securitização de ofertas de CRA, uma das principais forma de captação de recursos por empresas do agronegócio brasileiro.
São Paulo Office
Rua Joaquim Floriano 1052, 6º Andar
Itaim Bibi, São Paulo, SP
04534-000
Phone: +55 11 4420.3077
Porto Alegre Office
Av. Dr. Nilo Peçanha 2900, cj. 801
Chácara das Pedras, Porto Alegre, RS
91330-001
Phone: +55 51 3012.3029
New York Office
300 Park Avenue
New York, NY, Estados Unidos
10010