A contratação dos influenciadores digitais cria uma conexão personalizada entre a marca e seus clientes, mas apresenta desafios jurídicos a serem considerados pelas empresas contratantes.
Destacamos 4 pontos de atenção que precisam ser observados:
1. Exclusividade. Fixar alguma exclusividade é essencial. Não apenas em relação a outras marcas, mas também tipos de empresa, produtos ou serviços, observando se não haverá prejuízo para o contratante por estar indiretamente relacionado com produtos que não sejam apenas concorrentes, mas que tenham um negócio com princípios e público contrários ao seu.
2. Formato da Divulgação. O influenciador precisa ter claro entendimento de como a marca deverá ser utilizada e divulgada em suas redes sociais, evitando assim que a exposição seja inferior ao que foi contratado e, também, seja relacionada com algum evento ou assunto que não é de interesse da empresa contratante. Aqui também é possível definir obrigações prévias de aprovação de pauta e conteúdo do que será postado.
3. Dano Reputacional. Estabelecer limites é um dos pontos mais sensíveis para estes contratos, com a clara responsabilização do influenciador para os casos em que a sua conduta, seja ela direta ou indiretamente ligada à publicação, venha a afetar a reputação da empresa.
4. Possibilidade de Rescisão com Justa Causa. Pensar em formas de saída nos casos em que houver a caracterização de algum tipo de conduta indevida do influenciador é de extrema importância, mitigando riscos de um dano reputacional, inclusive com previsão expressa sobre perdas e danos a ser paga pelo influenciador.
Um contrato com regras objetivas não só define claramente as expectativas, responsabilidades e benefícios para a relação, mas também protege juridicamente a empresa e o influenciador em caso de qualquer imprevisto, assegurando o sucesso da parceria ao promover uma colaboração mais transparente, eficiente e profissional e, também, fortalecendo a reputação da empresa no mercado e demonstrando seu compromisso com estratégias de marketing e parcerias responsáveis e impactantes para seu público-alvo.