Finance | 5 Pontos Que Empresas Precisam Saber Sobre Títulos e Empréstimos Verdes (Green Bonds and Loans)

Empresas brasileiras já captaram mais de US$ 10 bilhões em Títulos Verdes (Green Bonds) e Empréstimos Verdes (Green Loans), ranqueando o país como o maior mercado da América Latina, segundo o relatório da Climate Bonds Initiative.

Títulos Verdes são títulos de renda fixa utilizados por empresas para captar recursos com o objetivo de desenvolver projetos ou ativos (ou refinanciar aqueles já existentes) que tenham impacto positivo ao meio ambiente.

Empréstimos Verdes são operações de crédito tomadas por empresas junto a instituições financeiras, fundos e investidores com o mesmo propósito.

Por seu potencial no agronegócio, energia renovável e infraestrutura, o Brasil tem potencial de ser um dos maiores mercados globais de Títulos e Empréstimos Verdes.

Entenda abaixo o processo de emissão em 5 pontos:

1. Quem Pode Emitir Títulos e Empréstimos Verdes: qualquer empresa pode emitir/tomar, incluindo do agronegócio, cooperativas, fornecedores de insumos, tradings, distribuidores, empresas de energia e infraestrutura, instituições financeiras, entre outros. 

2. Quais Projetos São Financiáveis: são exemplos projetos de agricultura e pecuária sustentável, energia renovável e eficiência energética, infraestrutura, transporte limpo, tratamento de recursos hídricos, desenvolvimento de produtos e processos eficientes. 

3. Quais Instrumentos Financeiros São Utilizados: no caso de Títulos Verdes, as captações no mercado brasileiro têm sido realizadas nos últimos 5 anos através de (i) emissão de Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), (ii) Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), (iii) Debêntures, (iv) Debêntures incentivadas de infraestrutura, (v) Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) e (vi) Notas Promissórias.

Os Títulos Verdes acima são direcionados a investidores do mercado de capitais, sejam eles qualificados, profissionais ou de varejo, conforme as características e porte da emissão.

No caso de Empréstimos Verdes, as captações ocorrem por meio também de linhas de crédito tomadas com instituições financeiras, fundos e investidores.

4. Quais São os Benefícios Para o Emissor de Títulos/Empréstimos Verdes: destacamos 2 principais vantagens: (i) diversificação e ampliação da base de financiadores, por meio de novos investidores, como fundos sustentáveis, e investidores que compram de Títulos Verdes ou concedem Empréstimos Verdes, e (ii) ganhos reputacionais, com o reconhecimento de que o emissor/tomador é comprometido com a conservação do meio ambiente e com a mitigação e prevenção dos riscos originados pelas mudanças climáticas.

5. Quais São as Etapas do Processo de Emissão: (i) Estruturação: emissor/tomador identifica potencial projeto que cumpra os requisitos do critério setorial para estruturação do Título/Empréstimos Verde, e, no caso de títulos, contrata instituição que coordenará a emissão para definir o valor a ser captado, prazo e custos da operação, quais investidores serão alvo da emissão e se haverá interessados; (ii) Verificação: emissor/tomador deverá contratar uma empresa terceirizada (Verificador) para realizar relatório confirmando que o projeto atende aos critérios de exigibilidade para ser considerado “verde”; (iii) Emissão de Certificado Verde: o emissor/tomador submeterá o relatório do Verificador para uma empresa de certificação internacional, como a Climate Bonds Iniciative, que emitirá uma Certificação pré-emissão do Título Verde ou tomada do Empréstimo Verde; (iv) Emissão do Título/Empréstimo Verde: o Emissor emite o Título Verde para aquisição pelos investidores-alvo e, no caso do Empréstimo, firma o contrato de dívida; e (v) Compliance Pós-Emissão: Emissor/tomador deverá elaborar e disponibilizar relatório anual da evolução do projeto e atendimento aos critérios.

Pelo potencial do agronegócio, energias renováveis e infraestrutura, o Brasil será um dos líderes em Títulos e Empréstimos Verdes nos próximos anos, a medida que mais emissores e investidores conheçam esta opção de captação, os benefícios ao meio ambiente e reputacionais.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios