Finance | 5 Pontos-Chave Sobre as Recomendações da Task-Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) para Empresas, Instituições Financeiras e Fundos

O movimento global das organizações reportarem e mensurarem os riscos e oportunidades relativos as mudanças climáticas chegou ao Brasil. 

De empresas de capital fechado e aberto, a instituições financeiras e gestores de fundos, toda comunidade empresarial está sendo pressionada por investidores, financiadores, seguradoras e reguladores para aderirem a este movimento liderado, em grande parte, pela Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). 

Veja abaixo 5 pontos relevantes sobre a TCFD e como as organizações pode se engajar: 

1. O que é a TCFD: Em 2015, o G20 (grupo de 20 Ministros de Economia e de Diretores de Bancos Centrais) requisitou ao Financial Stability Board (FSB) que reunisse agentes públicos e da iniciativa privada para avaliar como o mercado financeiro poderia contribuir para as questões do clima. 

O FSB então criou então a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD). 

2. O que a TCFD faz? A TCFD é uma força tarefa para elaborar um conjunto de recomendações a ser voluntária e gradativamente adotadas por organizações que captam recursos no mercado financeiro e de capitais, visando ajudar investidores, financiadores e seguradoras a mensurar o estágio de transição do negócio de tais organizações para um modelo de baixa emissão de carbono, assim como os riscos e oportunidades que serão gerados a partir disso. 

3. O que são as recomendações da TCFD? As recomendações da TCFD foram elaboradas ao redor de 4 áreas temáticas, que representam os elementos fundamentais de como organizações operam: (i) governança, (ii) estratégia, (iii) gestão de risco e (iv) métricas/objetivos.

A governança trata de como a organização gere riscos e oportunidades associados às mudanças climáticas. Em estratégia, busca-se avaliar as reais e potenciais ameaças e oportunidades. Em gestão de risco, busca-se mensurar os processos usados na identificação, avaliação e gestão de riscos associados ao clima. Em métricas/objetivos são consideradas as formas de medição e targets. 

4. Quantas organizações já endossaram as recomendações da TCFD: 1800+ organizações ao redor do mundo já endossaram voluntariamente as recomendações da TCFD e inúmeras delas estão em processo de efetiva implementação. 

Sua relevância ganhou força em janeiro de 2020 quando o Larry Fink, CEO da Blackrock, uma das maiores gestoras de recursos do mundo, publicou carta dirigida aos CEOs de suas empresas investidas pedindo que os mesmos tomem as medidas necessárias para cumprimento das recomendações da TCFD. 

5. Que tipo de organização pode endossar/implementar as recomendações da TCFD e porque são relevantes: Todas as organizações, de empresas de capital fechado e aberto, a instituições financeiras e gestores de fundos, podem endossar as recomendações da TCFD e implementá-las. 

É fato que todas aquelas que desejarem captar recursos no mercado financeiro e de capitais nos próximos anos serão cada vez mais exigidas por investidores, financiadores e seguradoras a reportar e mensurar os riscos e oportunidades relativos as mudanças climáticas em seus negócios, especialmente nos mercados de “green finance” e “green bonds”.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios