A atração e retenção de talentos é peça-chave para o sucesso de uma empresa.

Como a média de permanência no emprego na maior parte do setores não é superior a 2 anos, a adoção de Programas de Atração e Retenção de Talentos se tornou essencial.

Esses programas de incentivos podem ser elaborados prevendo, dentre outros, os seguintes aspectos, escolhidos e adaptáveis de acordo com os interesses e características da empresa:

1. Participação nos lucros e resultados (PLR): a PLR, por ser atrelada aos lucros e/ou resultados da organização, torna o colaborador diretamente participante do negócio do empregador, podendo trazer uma forte identidade entre eles. Além disso, ao empregado interessará buscar os melhores resultados para a companhia e, consequentemente, para si – o que pode estimular o desenvolvimento do colaborador e do setor em que trabalha.

2. Políticas de prêmios: também se mostram atrativas aos profissionais que buscam superação de desafios, apresentando resultados superiores ao esperado, remunerando de forma diferenciada aqueles colaboradores que possuem também diferenciado desempenho.

3. Stock options (regime de compra ou subscrição de ações): a adoção do regime de stock options é uma ótima alternativa na atração e retenção de empregados de destaque na companhia (ou cuja função se distinga pela importância dentro da estrutura empresarial). Consiste na concessão futura do direito de opção de compra de ações ou cotas ao empregado, de subscrever ações da empresa para a qual trabalha, dentro de um prazo determinado (período de carência), a um preço pré-estabelecido (normalmente inferior ao de mercado). A identificação entre o empregado e a companhia fica ainda mais forte, pois o colaborador se torna acionista ou sócio da empresa, permitindo que tenha uma participação na valorização futura da mesma.

4. Vesting: bastante semelhante às stock options, é também um sistema de aquisição e venda de ações ou cotas da empresa, de aquisição progressiva de direitos dos colabores sobre o negócio.

Conforme se observa, há aspectos relevantes a serem observados para que as empresas se tornem mais competitivas na contratação e retenção dos profissionais de destaque no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *