Resolução de Conflitos | Câmara de Arbitragem da B3 Decide Que Empresa de Grupo Econômico Não Se Vincula de Forma Automática a Consentimento de Arbitragem das Demais Coligadas

Em sentença arbitral recente, a Câmara do Mercado da B3 determinou a impossibilidade de inclusão de terceiro não signatário da convenção de arbitragem ao procedimento.

Tratava-se de empresa integrante do mesmo grupo econômico da sociedade que firmou contrato contendo cláusula compromissória. Segundo o Tribunal Arbitral, mesmo havendo reconhecimento de grupo de sociedades, não se pode concluir pelo automático consentimento à convenção de arbitragem. 

Verifica-se das decisões arbitrais mais emblemáticas envolvendo o tema que os árbitros costumam recorrer a aspectos do caso concreto para determinar a extensão ou não dos efeitos da cláusula compromissória a terceiros não signatários. Notadamente, analisa-se o comportamento das partes durante as fases de negociação, execução e rescisão dos contratos objeto do litígio. Na maioria dos casos em que foi reconhecido o consentimento da não signatária, foi constatado envolvimento efetivo na operação. 

Por isto, sugere-se extrema atenção por parte de empresas integrantes de um mesmo grupo, não apenas no momento da elaboração das cláusulas contratuais, mas também durante a execução e a extinção das transações, tendo em vista que, ainda que não signatárias da convenção de arbitragem, podem ter o consentimento aferido tacitamente por meio de seu comportamento.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios