Finance | 2 Pontos Que Financiadores Devem Considerar Para Aprovar Operações de Crédito

A pandemia elevou o risco de liquidez de empresas tomadoras de todos os portes e setores, colocando pressão sobre as áreas de crédito de financiadores domésticos e estrangeiros quanto a aprovar ou não uma nova operação. 

Embora o momento adverso, há inúmeros tomadores sérios, com governança estabelecida (ou em processo de implantação), que têm potencial para se tornarem bons clientes e gerarem operações saudáveis e rentáveis para bancos, fintechs, securitizadoras e fundos. Mas como diferenciar o grau de risco de uma empresa para outra? 

Com base em longo track record, sugerimos abaixo 2 itens que, somados a outros, podem contribuir para comitês de crédito aprovarem ou não uma linha de crédito:

1. Faça Risk Assessment: esta etapa é fundamental e muitas vezes desconsiderada por financiadores, especialmente estrangeiros. Faça risk assessment cuidadoso. Avalie fatores de risco ligados à empresa, sua operação, estrutura de governança e auditoria, indicativos de solvência (como volume de protestos e ações judiciais passivas de cobrança/execução), situação de sócios controladores, histórico de adimplência com outros credores, garantias disponíveis e situação tributária. 

A experiência mostra que o risco de ocorrência de inadimplementos e pedidos de recuperação judicial por tomadores já poderia ter sido claramente identificado na etapa de risk assessment, por meio da análise detida de alguns dos itens acima. 

2. Avalie a Estrutura de Garantias: dado que o momento atual é de risco elevado de liquidez, estruturar pacote adequado de garantias que efetivamente funcione e que observe o ciclo do negócio do tomador é chave. Instrumentos de garantia como Alienação Fiduciária de Imóveis, Móveis Fungíveis e Infungíveis, CDA/WA, Cessão Fiduciária de Direitos Creditórios, CPR com Alienação Fiduciária de Bens Fungíveis, entre outros, são exemplos gravames que dão maior segurança para financiadores, já provado em decisões judiciais nos principais tribunais do país. 

Os pontos acima podem contribuir para que financiadores, nacionais e estrangeiros, melhor avaliem o risco de liquidez visando identificar bons tomadores em meio à atual pandemia.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios