Resolução de Conflitos | Mediação Para Solucionar Disputas Empresariais

Em decorrência da pandemia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) emitiu Recomendação em 17 de julho propondo a criação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania Empresariais (CEJUSC), com orientação de capacitação específica de mediadores em matéria empresarial.

O objetivo é oferecer a empresários e empresas um fórum para negociação prévia, evitando-se o ajuizamento de ações de cobrança e de insolvência.

A Recomendação do CNJ segue a tendência mundial de valorização de alternative dispute resolutions (ADR). Apenas a título ilustrativo, a medição representou 53% dos casos resolvidos por métodos alternativos de resolução de conflitos vinculados às cortes do Estado de Nova York em 2018, conforme último relatório emitido pela New York State Unified Court System Office of Alternative Dispute Resolution, sendo que 17% do total de casos envolvia discussões de natureza empresarial.

Neste contexto e considerando-se o cenário atual, as empresas devem sempre considerar, no planejamento estratégico de seus litígios, os prós e contras de buscarem a mediação do conflito.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios