Mercado de Capitais | Bacen Regula Arranjo de Pagamento Instantâneo (PIX)

Marco na estruturação do arranjo de pagamentos instantâneos (PIX) no mercado brasileiro, o Banco Central editou a Circular 4027, em 12 de junho, para instituir o Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e a Conta Pagamentos Instantâneos (Conta PI), que compõem o Sistema PIX. 

O SPI é a infraestrutura de tecnologia gerida e operada pelo Banco Central que permitirá, a partir de 3 de novembro, a transferência e liquidação de fundos em tempo real, sem a necessidade de intermediários, funcionando 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. 

Bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial, caixas econômicas, fintechs e prestadores de serviços de compensação e de liquidação somente poderão participar direta ou indiretamente no SPI. 

Na forma direta, a instituição participante titular de Conta PI poderá emitir e receber ordens de pagamento instantâneo diretamente no SPI. Na forma indireta, a instituição oferecerá uma conta transacional para o usuário final, precisando de intermediário para o processamento de ordens de pagamento instantâneos. 

O PIX representa um importante passo para a implementação de novas soluções tecnológicas no sistema financeiro nacional, propiciando menores custos de transação, maior comodidade aos consumidores e maior segurança e agilidade para as Instituições Financeiras.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios