Seguros | Norma da SUSEP Facilita Surgimento de Insurtechs

Empreendedores que desejam inovar no setor de seguros poderão se valer da nova medida autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) para constituir as chamadas Insurtechs, beneficiando-se de ambiente regulatório flexibilizado e menor necessidade de investimento inicial.

A Resolução nº 381/2020 permite que insurtechs obtenham autorização temporária de funcionamento em ambiente regulatório experimental, visando estabelecerem-se no mercado.

O objetivo é estimular a inovação e a competitividade neste setor que possui grandes barreiras de entrada, como elevados aportes de capital e custos regulatórios.

As empresas que queiram operar de acordo com o projeto terão seu capital mínimo exigido reduzido de R$15 milhões para R$1 milhão, além de outras facilidades regulatórias, como redução no número de auditorias e plataforma digital simplificada de comunicação com a SUSEP. O ambiente experimental terá duração de 36 meses e durante este período uma série de medidas deverão ser observadas pela Insurtechs.

Inicialmente, a SUSEP pretende analisar os primeiros dez projetos, os quais deverão atender os requisitos do edital de participação, ainda a ser publicado pela Autarquia.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios