A formação de Conselhos de Administração que efetivamente agregam valor é sempre um desafio para os acionistas controladores.

Na dinâmica atual dos negócios, os Conselheiros devem entender profundamente a realidade da companhia, seus desafios e oportunidades, para guiar seus executivos em mercados que não mais respeitam tradição e porte.

Nossa vivência mostra, entretanto, que há ainda um grande número de empresas distante desta realidade. Em geral, Conselheiros são pouco envolvidos com os negócios das empresas e suas opiniões e decisões se fundam basicamente nas informações dos executivos, sem que haja a formação de uma opinião prévia, independente e aprofundada. 

Para se constituir Conselho de Administração estratégico e engajado, alguns pontos devem ser observados:

(i) Atuação: os Conselheiros devem dedicar um volume mensal de horas para compreenderem o negócio e entenderem no detalhe as dinâmicas atuais do mercado em que se insere a companhia, para sugerir mudanças em hábitos e culturas que não geram mais valor;

(ii) Engajamento: os Conselheiros devem estar atentos aos fatos relevantes que impactam o negócios, para discutir e questionar os executivos, a fim de definir estratégias refinadas e personalizadas, e não planos e metas dissociados da realidade ou “viciados” com a visão da diretoria.

Nossa experiência mostra que Conselhos com atuação definida e engajamento geram resultados extraordinários. Nestes tempos de competição local e global planificada, pensar e executar os negócios das empresas de forma estratégica, com o auxílio de Conselhos de Administração hands on será um diferencial incrível para 2020.

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