Trabalhista | Os Impactos da Pandemia No Aumento de Ações Trabalhistas

Mais de 35 mil ações foram ajuizadas na Justiça do Trabalho desde março de 2020 contendo algum tema relacionado à pandemia.

Utilizando ferramentas de automação, inteligência artificial, organização e análise de dados, um trabalho conjunto entre as empresas Finted e Datalawyer possibilita que se acompanhem os reflexos da Covid-19 na esfera trabalhista, monitorando o ajuizamento de novas ações, individuais ou coletivas, em todo o território nacional. 

De acordo com o levantamento, o valor médio das causas fica em torno de R$ 55 mil e o somatório delas já se aproxima de R$ 2 bilhões, sendo que os principais pedidos estão relacionados (i) a aviso prévio, (ii) multa do FGTS, e (iii) multas do artigos 467 e 477 da CLT. Isso ratifica as informações sobre postos de trabalho fechados e dificuldades enfrentadas pelos empregadores para quitação das parcelas rescisórias. 

Nos números por estado, São Paulo lidera a lista, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também é possível verificar que os setores mais afetados até agora foram indústria, comércio e atividades financeiras, nesta ordem. 

Em um momento em que são esperadas novas medidas do Governo e se aguarda a votação no Senado Federal da MP 936, a tecnologia traz dados importantes e estruturados para planejamento estratégico das empresas.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios